quinta-feira, 29 de abril de 2010

Artigo - Pr. Diogo Magalhães

A Relação Promíscua da Rede Globo com o Espiritismo
 
Quantas novelas e demais programas da Rede Globo de Televisão vêm sistematicamente apresentando a doutrina Espírita no Brasil em horário nobre desde a sua fundação? Você já parou para pensar nisso? Você realmente acha que isso se dá por acaso?
 
Vive-se num estado democrático de direito e nele todos têm direito de ir e vir, de pensar o que desejarem, de dizer e publicar responsavelmente o que bem entenderem. Assim acontece com pessoas e com instituições. Baseado nisso, pode-se dizer que a “emissora do plim-plim” tem o direito de apresentar o que bem entender, desde que não seja contrário à lei e aos bons costumes (aliás, este é outro sério problema na programação desta emissora, que vem exaltando determinadas práticas no mínimo questionáveis!). A Globo, quando questionada, sobre sua programação se expressa como sendo neutra, apresentando a realidade como está ou divulgando obras de ficção sem interferir na produção de cada autor, que, segundo ela, é dotado de liberdade criativa. Assim, ela tenta se excluir da responsabilidade em relação ao que apresenta em sua programação diária.
 
Talvez o tempo no qual a Globo ficou atrelada ao poder dos militares no Brasil à serviço da ditadura fez com que achasse que o povo brasileiro continuaria engolindo esse tipo de argumento! Há muito não se crê em neutralidade de ninguém! Se a ciência já não é mais concebida como neutra, imagine a mídia que está sempre è serviço de determinados grupos ideológicos, políticos e empresariais, como bem afirma Chomski! A emissora “dos Marinho”, portanto, é responsável pelo conteúdo apresentado através de sua rede, seja ele real, ou ficcional.
 
Sendo assim, ela está há anos apresentando telenovelas e programas informativos abordando o Espiritismo de forma sistemática, doutrinando e catequizando o povo brasileiro. Parece que isso se tornou ainda mais evidente depois que surgiram os canais “evangélicos” e “católicos”. Talvez tal recrudescimento seja uma reação a estes! A diferença entre eles, entretanto, é que os canais de cunho religioso demonstram claramente a sua finalidade, enquanto a Globo se apresenta como uma Tv laica e neutra, sem compromisso religioso.
 
Se assim o é, por que então doutrinar o povo deste país, saturando-o de informações religiosas espiritualistas? Por que os evangélicos são sempre apresentados em sua programação estereotipados e denegridos preconceituosamente, como se houvesse apenas um padrão evangélico? Se eles não estão dispostos a mudar a programação, como têm demonstrado, então mude você de canal!
 
Há momentos na vida nos quais as pessoas precisam tomar decisões. Decide-se diariamente o que se compra, o que se come, o que se veste, com quem se anda e é preciso decidir também o que se assiste. Por que continuar assistindo o que você não concorda? É preciso ter coragem para dizer não! Mude de canal todas as vezes que você não concordar com o conteúdo apresentado. Como diz o ditado: “uma andorinha só não faz verão”, mas pense no que muitas poderão fazer! Se não houver canais com boa programação, desligue a televisão e leia um bom livro, em especial a Bíblia, tenha uma boa conversa, faça um bom passeio. Não aceite a ditadura da mídia televisiva!
 
Há pouco tempo assisti a um filme alemão sobre esta temática na Tv Fechada. No filme, um grupo de pessoas se uniu e começou a fomentar a mudança da programação da televisão. Programação que era decidida por um reduzido número de pessoas da emissora. Eles começaram a alterar as pesquisas (o “ibope” de lá), levando as pessoas a se unirem em torno do bem comum, que mudaram de canal, quando não concordavam com a programação. No final, conseguiram tirar da programação a violência, a promiscuidade e outros valores que afetavam o bem estar comum. Sei que foi apenas um filme, mas se assim agirmos, poderá se tornar realidade. Se a audiência cair, eles vão ter que mudar!
 
Isso parece uma luta difícil e injusta, e talvez o seja mesmo. Entretanto, lembre-se que Davi venceu Golias, usando as armas certas. As armas do pastorzinho de Israel foram uma funda e algumas pedras. Assim ele derrubou o gigante filisteu! A nossa arma será o dedo no controle remoto: Zzssaaap!!! Todos os dias às 18h, ao invés de você parar para ver o que está escrito nas estrelas, comece a ler o que está escrito na Bíblia!
 
Pr. Diogo Magalhães
PIB de Palmas (TO) 

Nenhum comentário: