sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Religião é impedimento para ser candidato??

Marina Silva critica comentários sobre sua religião

"O Brasil, graças a Deus, tem um Estado laico", declarou a pré-candidata à Presidência

A ex-ministra do Meio Ambiente, recém-filiada ao PV, a senadora Marina Silva (AC), disse na noite de ontem, em Fortaleza, que estranha o fato da questão religiosa estar sendo colocada neste momento como "impedimento a qualquer coisa política". Antes de trocar o PT pelo PV, Marina deixou de ser católica e virou evangélica.

Ela fez essa queixa aos jornalistas, antes de proferir palestra para 800 estudantes da Faculdade 7 de Setembro. Amanhã, a ex-petista continua em Fortaleza. Pela manhã, concede entrevista a uma rádio local. À tarde, participa de um evento do PV na Assembleia Legislativa do Ceará.

"As pessoas que confessam ter fé nesse País, eu acho, são mais de 90%. E esta é a primeira vez que estou observando que isso está sendo colocado como impedimento a qualquer coisa política. Eu nunca vi isso no Brasil. O Brasil, graças a Deus, tem um Estado laico; tem uma Constituição que assegura o direito das pessoas de acreditar e defender aquilo que acham ser melhor para as suas vidas e, obviamente, qualquer pessoa que disputa a Presidência da República ou qualquer cargo público vai estar orientado pela Constituição, pela legislação do País", disse Marina Silva.

Fonte: Agência Estado

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vergonha de ser virgem

Artigo: Vergonha de ser virgem

(*) Augustus Nicodemus Lopes

Alguns anos passados fiquei estarrecido com uma estatística publicada por uma revista evangélica após entrevistas feitas com jovens evangélicos de 22 denominações. Estes jovens, a grande maioria composta de solteiros, haviam nascido em lar evangélico e eram freqüentadores regulares de igrejas. De acordo com a pesquisa, 52% deles já haviam tido sexo. Destes, cerca da metade mantinha uma vida sexual ativa com um ou mais parceiros. A idade média em que perderam a virgindade era de 14 anos para os rapazes e de 16 anos para as moças.

Essa reportagem foi publicada em setembro de 2002. Desconfio que os números são ainda mais estarrecedores se forem atualizados para 2009.

Não vou aqui gastar muito tempo defendendo o que, acredito, a maioria dos nossos leitores já sabe que é nossa posição: sexo é uma bênção a ser desfrutada somente no casamento. Namorados que praticam relações sexuais estão pecando contra a Palavra de Deus. Mesmo que não tenhamos um versículo que diga "é proibido o sexo pré-marital" (desnecessário à época em que a Bíblia foi escrita, visto que na cultura do antigo Oriente não existia namoro, noivado, ficar, etc.), é evidente que a visão bíblica do casamento é de uma instituição divina da qual o sexo é uma parte integrante e essencial.

Alguns textos que mostram que contrair matrimônio e casar era uma instituição oficial entre o povo de Deus, e o ambiente próprio para desfrutar o sexo:

"...nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações" (Dt 7.3).

"...Majorai de muito o dote de casamento e as dádivas, e darei o que me pedirdes; dai-me, porém, a jovem por esposa" (Gn 34.12).
"... e lhe dará uma jovem em casamento..." (Dn 11.17).

"... Respondeu-lhes Jesus: Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles?" (Mt 9.15).

"... nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento" (Mt 24.38).

"... Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento" (Jo 2.1-2).

"... Estás livre de mulher? Não procures casamento" (1Cor 7.27).

"... Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento..." (1Tim 4.1-3).

"... Se um homem casar com uma mulher, e, depois de coabitar com ela, a aborrecer, e lhe atribuir atos vergonhosos, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Casei com esta mulher e me cheguei a ela, porém não a achei virgem..." (Dt 22.13-14)

"... qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério" (Mt 5.32).

"... Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar" (Mt 19.10).

"... Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado" (1Cor 7.9).

"... Mas, se te casares, com isto não pecas; e também, se a virgem se casar, por isso não peca" (1Cor 7.28).

"... A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor" (1Cor 7.39).

"... ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade" (Jo 4.17-18).

"... alguém (o presbítero e/ou pastor) que seja irrepreensível, marido de uma só mulher..." (Tito 1.6).

"... quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido." (1Cor 7:1-2)

"... Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros" (Heb 13.4).

"... que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação" (1Tes 4.4-7).

As passagens acima (e haveriam muitas outras) mostram que casar, ter esposa, contrair matrimônio é o caminho prescrito por Deus para quem não quer ficar solteiro ou permanecer viúvo. O casamento era, sim, uma instituição oficial em meio ao povo de Deus. As relações sexuais fora do casamento nunca foram aceitas, quer em Israel, quer na Igreja Primitiva, a julgar pela quantidade de leis contra a fornicação e a impureza sexual e pelas leis e exemplos que fortalecem o casamento como instituição para o povo de Deus em todas as épocas.

O ônus de provar que namorados podem ter relações sexuais como uma coisa normal é dos libertinos. Posso me justificar biblicamente diante de Deus por viver com minha namorada como se ela fosse minha esposa, não sendo casados? Como eu lido com essa evidência massiva de que o casamento é a alternativa bíblica para quem não quer ficar solteiro ou viúvo?

O que existe na verdade é aquilo que Judas menciona em sua carta, sobre pessoas ímpias que transformam a graça de Deus em libertinagem (Judas 4). Os argumentos do tipo, "quem casou Adão e Eva" demonstram o grau de má vontade e a disposição do coração de continuar na prática da fornicação, mesmo diante da resposta: "O caso de Adão e Eva não é nosso paradigma, a não ser que você tenha sido feito diretamente do barro por Deus e sua namorada tenha sido tirada de sua costela. Se não foi, então você deve se sujeitar ao paradigma que Deus estabeleceu para toda a raça humana, para os descendentes de Adão e Eva, que é contrair matrimônio, casar-se, um compromisso público diante das autoridades civis".

Os demais argumentos - "é melhor que os namorados cristãos tenham sexo responsável entre si do que procurar prostitutas, etc." nem merecem resposta. O que falta realmente é domínio próprio, castidade, submissão à vontade de Deus, amor à santificação.

Chegamos ao ponto em que os rapazes e as moças cristãos têm vergonha de dizer, até mesmo em reuniões de mocidade e de adolescentes, que são virgens.

Tenho compaixão dos jovens e adolescentes de nossas igrejas. Mas sinto uma santa ira contra os libertinos, que pervertem a graça de Deus, pessoas ímpias, que desviam nossa juventude para este caminho. "A vingança pertence ao Senhor" (Rom 12.19).

(*) Augustus Nicodemus Lopes
É pastor presbiteriano (IPB), mestre e doutor em Interpretação Bíblica (África do Sul, Estados Unidos e Holanda), chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de exegese, Bíblia, pregação expositiva no Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper, da IPB, autor de vários livros.
Site: http://tempora-mores.blogspot.com/

Fonte: Blog O Caminho

Quando o cristianismo se torna uma farsa

Artigo: Quando o cristianismo se torna uma farsa

Ninguém é perfeito, é verdade. Mas de Deus não se zomba

Quem conhece ou leu Ronald Sider, em especial o seu "Cristãos Ricos em Tempo de Fome", sabe que o livro O Escândalo do Comportamento Evangélico — por que os cristãos estão vivendo exatamente como o resto do mundo?1 não deixa por menos: “Se os cristãos não vivem aquilo que pregam, o cristianismo se torna uma farsa”.

Claro, problemas existem. E a leitura bíblica elimina qualquer visão romântica até mesmo da sempre lembrada Igreja Primitiva. Ali também havia brigas, inveja, ações judiciais raivosas entre cristãos, entre outros escândalos dentro da igreja. “No entanto, a resposta de Paulo não é o rebaixamento dos padrões a fim de acomodarmos os nossos fracassos, mas a exigência de arrependimento e de um viver santo. [...] A igreja não deve ser apenas diferente, ela deve estar muito além do resto da sociedade. [...] Sobre o caráter multiétnico da igreja, as congregações deveriam estar à frente na luta contra o racismo, e não defasadas em relação ao resto da sociedade. [...] Sobre partilhar os bens e os recursos com os irmãos, a igreja deveria se posicionar corajosamente contra o materialismo. [...] Um membro da igreja está tendo uma conduta sexual flagrantemente inapropriada (1 Co 5)? Coloquem-no para fora da igreja! E Paulo lista vários pecados que exigem disciplina da igreja, ordenando aos cristãos de Corinto que não se associem com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador” (1 Co 5.11, RA).

Nas palavras do pastor Ricardo Gondim, “enquanto alguns repetem discursos ufanistas, multiplicam-se os escândalos éticos. Em tempos assim, a profecia precisa ser interna. Deus levantou Ronald Sider, principal preletor do 4º Encontro Nacional RENAS, como uma "voz clamando do deserto" pelo arrependimento dos próprios evangélicos.

Nota
1. Publicado nos Estados Unidos como "The Scandal of the Evangelical Conscience" (Baker Books), recebeu o Christianity Today Book Award 2006, prêmio entregue pela revista norte-americana Christianity Today.

Fonte: Blog Ultimato

sábado, 19 de setembro de 2009

Morre o pastor Fanini

Pr Fanini acaba de falecer em Dallas Texas, ao lado da família.


Ele faleceu as 5:45 horário de Dallas. (19/09/2009)

Prezados irmãos,
Acabo de confirmar em telefonema a familares do Pr Fanini seu falecimento hoje äs 04.46.
Oremos pela familia.
Pr Sócrates Oliveira
Diretor Executivo
Convenção Batista Brasileira

Faleceu neste sábado, às 6h46 (horário de Brasília) - 4h46 (horário de Dallas) - o pastor Nilson do Amaral Fanini, que foi diversas vezes presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB) e que também esteve à frente da Aliança Batista Mundial (BWA, sigla em inglês).

Segundo informações do pastor David Schier, o pastor Fanini estava em viagem pelos Estados Unidos com sua esposa Helga para conhecer a sua mais nova netinha.

No entanto, durante a viagem de avião ele teve uma pneumonia e posteriormente um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que atingiu três partes de seu cérebro.

O pastor Fanini foi então internado em um hospital da cidade de Dallas (estado americano do Texas), porém os médicos chegaram à conclusão de que a situação era irreversível, o que os levou a desligarem os aparelhos, informou o pastor David Schier.

A família informou que o funeral será nos Estados Unidos.


Pequeno histórico
O pastor Fanini nasceu no dia 18 de março de 1932 na cidade de Curitiba (PR). Ainda jovem, aos 12 anos de idade, aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador após um apelo do pastor David Gomes durante uma série de conferências na capital do Paraná. Foi batizado no mesmo ano de 1944.

Na juventude, enquanto servia nas forças armadas, sentiu que Deus desejava dele um compromisso ministerial. O jovem Fanini decidiu então fazer o Seminário Menor no Instituto Teológico A.B. Deter, em Curitiba. Posteriormente, seguiu para o Seminário Teológico do Sul do Brasil (STBSB), onde completou o curso de bacharel em Teologia no ano de 1955, quando tinha 23 anos.

Ele foi consagrado ao ministério da Palavra em 24 de novembro de 1955 na Igreja Batista da Tijuca (RJ), que era então pastoreada pelo pastor Oswaldo Ronis. Um ano depois ele se casou com Helga Kepler Fanini, com quem teve três filhos, Otto Nilson, Roberto e Margareth. No mesmo ano seguiu para os EUA, onde fez mestrado em Teologia no Southwestern Baptist Theological Seminary, em Fort Worth (Texas).

Ao retornar dos EUA aceitou convite da Primeira Igreja Batista de Vitória (ES), onde atuou entre 1958 e 1964. Assumiu então a Primeira Igreja Batista de Niterói, na qual alcançou um ministério de 41 anos. Por fim, atuou na Igreja Batista Memorial de Niterói.

O pastor Fanini também fundou e apresentou o programa de TV “Reencontro”.

Fonte: Convenção Batista Brasileira

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Babi Xavier comenta sua conversão

Ainda sem definição do rumo de sua carreira, após a participação no reality show A Fazenda, da Record, Babi Xavier segue confiante em dias melhores. E atribui à fé, essa serenidade.
A atriz, que já vinha se aproximando há tempos da religião evangélica, agora segue os ensinamentos com mais afinco.
“Há cerca de um ano me converti e faço parte da igreja batista. Não tenho ansiedade, mas em breve devo acertar a participação em uma novela da Record”, diz ela a O Fuxico.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Proibido pregar nos trens...

Justiça proíbe pregações em trens do Rio de Janeiro

14/09/2009 - 18h59

A juíza Viviane do Amaral, da 8ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, determinou, em liminar concedida ao Ministério Público, que a SuperVia ponha, nos vagões, avisos sobre a proibição de cultos religiosos. O objetivo da ação movida pelo MP é conter a ação de pregadores evangélicos.

Segundo o processo, os pregadores usam microfones e instrumentos musicais, o que perturbaria a tranqüilidade dos passageiros. "Além de obrigá-los, indiscriminadamente, a se submeter a doutrinas religiosas", acrescenta a ação.

De acordo com a decisão da Justiça, os comunicados deverão ser colocados nas bilheterias de todas as estações, bem como dentro dos vagões dos trens. A empresa tem até o próximo dia 5 de outubro para cumprir a decisão. Em caso de descumprimento, a concessionária estará sujeita a multa diária de R$ 1 mil.

O processo judicial entre o MP e a SuperVia sobre a proibição de manifestações religiosas corria na Justiça há mais de um ano. A determinação foi publicada no Diário Oficial.

Supervia informou que cumprirá decisão

A Supervia informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que até o próximo dia 5 de outubro todas as bilheterias estarão com os avisos e os funcionários serão orientados.

Segundo a decisão, registrada na 12ª Câmara Cível do tribunal, todos os aparelhos musicais e microfones dos religiosos deverão ser recolhidos e mantidos na cabine do trem pelos funcionários da concessionária até o fim da viagem. Os agentes serão orientados a acionar a polícia, caso o pregador desacate a ordem da Justiça.

Fonte: www.gazetaonline.com.br

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Dança Litúrgica - Pode??

Já que o assunto do momento são as danças litúrgicas( leia-se danças no momento de culto), dá um confere nesse vídeo! Não preciso nem comentar, pois existem imagens que falam mais que mil palavras.




Postado originalmente no Portal Cléber Toledo

Música poderá ser paga, nos cultos!!

Absurdo!

Cantores, bandas, ministérios, levitas terão que pagar para cantar, se não serão multados!

É isso mesmo o título da matéria não está errado, de acordo com a autarquia federal “Ordem dos Músicos do Brasil” (OMB), quem não possuir uma “carteirinha” de músico pela ordem terá que pagar uma multa, isso incluí bandas que se apresentam em shows, cantores e até levitas, então você que está inserido no louvor de sua igreja local se não possuir a “carteirinha” será multado, quer dizer, você não, mas a igreja na qual você pertence sim!

Este absurdo é graças a enferrujada Lei 3.857, de 22 de dezembro de 1960, que regula a atividade de músico, exigindo que só pode exercer a profissão quem estiver registrado na OMB.

Até ai tudo bem, o problema é que este registro custa R$215,00 e após o seu ingresso na entidade o músico terá que pagar uma taxa anual de R$100,00, para manter a “carterinha”. Outro detalhe de relevância é a criação da Delegacia Musical Cristã, que foi inaugurada em março de 2009, e tem como objetivo fiscalizar as igrejas para enquadrar quem não apresentar está licença, serviço que já ocorreu na sede da Bola de Neve Church em São Paulo, onde a igreja foi multada pelos seus músicos não possuírem o documento da OMB. A igreja através de seus advogados foi obrigada a entrar com um mandado de segurança para evitar o pagamento desta multa. A liminar foi deferida, suspendendo o auto de infração e impedindo, até o julgamento do mérito, que a autarquia tome qualquer atitude coercitiva em face da igreja e músicos que tocam em seus cultos.

“A petição teve vários embasamentos legais, como a liberdade constitucional de culto e a voluntariedade dos músicos da igreja, entre outros”, informou a advogada Taís Piccinini, responsável pela ação em entrevista para a matéria também sobre este mesmo assunto no portal Cristianismo Hoje. “O que acontece na igreja não é e nunca foi um show, mas culto a Deus, onde o amor e dedicação são os únicos incentivos para o trabalho no templo.” declara.

Uma esperança contra está autarquia, é a PL 223/09 do nobre Deputado Giannazi(PSOL), que pretende garantir o livre exercicio da atividade de músico no Estado de São Paulo. Vamos aguardar!

Fonte: O Verbo

Conjubam - Fotos

Confira no link abaixo

http://picasaweb.google.com/ticblaster/CONJUBAM2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Por curiosidade!!

Pegue sua Bíblia e confira os versículos abaixo:

Mateus 17.21: “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum”.

Mateus 18.11: “Porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido”.

Marcos 7.16: “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Marcos 9.44 e 46: “Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga”.

Marcos 15.28: “E cumpriu-se a Escritura que diz: E com os malfeitores foi contado”.

João 5.4: “Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse”.

João 7.53 até 8.11: “53 E cada um foi para sua casa. 8:1 Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras. 2 De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava. 3 Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, 4 disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. 5 E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? 6 Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. 7 Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. 8 E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9 Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. 10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais".

Atos 15.34: “Mas pareceu bem a Silas ficar ali”.

Atos 28.29: “E, havendo ele dito estas palavras, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda”.

Romanos 16.24: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!”.


Na sua versão de Bíblia eles estão faltando?

Saiba qual o motivo de sua versão não trazer estes versos...

Confira no livro que disponibilizo online aqui abaixo




Frase do dia

"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias".
(Martinho Lutero)

A ditadura burocrática batista

Por João Pedro (*)

Toda organização, para se manter, precisa de uma máquina que forme e reproduza os produtores da sua própria produção. No mundo da política, o cidadão tem que pagar um custo do “Welfare State” - estado do bem estar social. Para o Estado moderno cumprir com o que se espera e se exige dele: estradas, educação, segurança, saúde, luz, água... precisa de taxar seus próprios cidadãos.

Quanto maior é o Estado, mais contas a pagar. No Brasil, o custo cidadão chega a 4 meses do ano. Aspectos ainda aceitáveis, pois, a saúde “beira a perfeição” e a educação é exemplo para o mundo. A vida moderna tem o seu custo. Morar em prédios e condomínios implicam em pagar por isso. Até pertencer a clubes, ter hobbies, ir a confrarias e associações religiosas tem um custo. O Welfare State, quer dizer, desejar segurança, conforto e identidade tem o seu preço.

A organização deve criar um corpo burocrático para conseguir se manter e gerir os interesses dos seus associados. Todo sistema burocrático tem o seu custo. A empresa burocrática cria sempre mecanismos e justificativas de sobretaxar os seus associados. Sempre há necessidades de se pagar isto ou aquilo. Impostos (o nome já diz) são criados, desaparecem e voltam a aparecer em outra forma e com outros nomes.

Há, contudo, algumas tentações que o sistema do Welfare State passa. A primeira é uma associação, clube, condomínio, confraria e Estado se esquecer da sua natureza, sua razão de existência, pois que este surgiu em razão de servir, agregar e proteger os seus sócios. A segunda, é transformar a natureza do servir em ser servido. O sócio vira filiado, sujeito a deveres, obrigações, punições, tabuizações e interditos. O privilégio individual é transformado em ônus. Não é a organização que trabalha para o indivíduo, mas este trabalha para a ela. A organização passa a ter vida própria e independente.

A burocratização é a responsável por essas inversões de papéis. Alguém já escreveu que não temia a ditadura do proletariado, mas a ditadura da burocracia. A burocracia funciona no nível da impessoalidade, visto que atende a um número grande de pessoas. Deliberadamente, esquece-se que cada indivíduo é um universo, um ser completo e complexo e trata a todos sob as mesmas obrigações.

Exatamente aí, na impessoalidade da burocracia, o indivíduo é despessoalizado e começa a viver em função da associação. Magicamente, o indivíduo é convencido que, ao bem da sua organização, tem que se submeter e cumprir os seus estatutos. Abre-se mão dos direitos pessoais e individuais e passa-se a servir à organização.

Os batistas têm um "rico" sistema burocrático. Organizações foram criadas para servir a indivíduos e ajudá-los em suas necessidades (jovens, adolescentes, homens, mulheres, pastores...). Com o tempo, já não mais serviam, mas começaram a exigir serem servidas. Da prestação de serviço, passou-se à cobrança do associado. Transformaram-se em uma organização burocrática. O indivíduo perde o nome e identidade ante a burocracia. Quem não se enquadrar, está fora. Deverá ser punido com os rigores dos estatutos.

É essa a impressão que tenho da minha denominação. Isso fica mais patenteado ao ver nossos relatórios financeiros. Diversas entidades recebem verbas e ainda cobram dos seus afiliados/associados, mas quando se pergunta pelo serviço prestado, este se resume em manter seu corpo de funcionários com informações desconexas.

As Convenções (estadual e nacional) tem o seu custo administrativo-burocrático. Dentro dela departamentos que são maiores do que ela, estranha figura, pois órgãos administrativos como a Junta de Missões Mundiais e Junta de Missões Nacionais, por exemplo, se tornaram na prática, departamentos da Convenção com a reforma implantada, além dos grandes seminários, STBSB, STBNB e STBE. Na realidade os órgãos executivos são os externos, a JUMOC, a União Feminina e a União Masculina. E os estranhos órgãos auxiliares, alguns tão distantes do corpo, outros tão ligados que mais parecem departamentos, como a Ordem dos Pastores, mas, por outro lado, com dificuldades de ser do corpo.

Nas Convenções Estaduais também temos situações estranhas, além disso, temos a figura das Associações distritais... A burocracia denominacional alimenta a sua própria burocracia. A burocracia batista é um tipo de elefantíase com mais ônus do que bônus para igrejas e indivíduos.

Quando se pensa em Convenção como trabalho missionário e associativo, comparado com o que é destinado para o seu fim específico, vê-se que os valores são bem pequenos, na realidade ínfimos porque ficaram nas instâncias burocráticas da própria denominação, é muita cabeça para pouco corpo.

Batistas já está passando da hora de desburocratizar!

------------------------------------

(*) Pr. João Pedro Gonçalves é Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília (1984); Bacharel em Filosofia pela Universidade de Brasília, UnB (1995); Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, (2001) e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, UnB (2006), é pastor da Igreja Batista no Lago Sul (Brasília, DF) e professor na Faculdade Evangélica de Brasília (Letras e Pedagogia) e professor na Faculdade Teológica Batista de Brasília (Teologia), membro do conselho editorial da Revista Eletrônica da Faculdade Evangélica de Brasília.

Publicado originalmente em Projeto Amor

Videoclip da Campanha de Missões Nacionais 2009

sábado, 5 de setembro de 2009

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Liberdade religiosa

Câmara regulamenta o direito à liberdade religiosa

Câmara dos Deputados - 27/8/2009

O Plenário aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 5598/09, do deputado George Hilton (PP-MG), que regulamenta o direito constitucional de livre exercício de crença e cultos religiosos. A matéria segue agora para o Senado. Formulado nos mesmos moldes do Projeto de Decreto Legislativo 1736/09, aprovado na mesma sessão , o PL 5598/09 repete diversos artigos do acordo entre o Brasil e o Vaticano, adaptando-os a todas as religiões.

O texto aprovado é o do substitutivo do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que fez mudanças no formato da redação original para retirar o tom de acordo internacional.

Ficam garantidas normas já reconhecidas pela jurisprudência brasileira sobre questões como a inexistência de vínculo empregatício entre religiosos e igrejas. Sacerdotes de todas as religiões poderão ter acesso, observadas as exigências legais, a fiéis internados em estabelecimentos de saúde ou detidos em presídios.

Religião nas ruas
Uma das inovações em relação ao acordo com o Vaticano é a garantia de livre manifestação religiosa em locais públicos, com ou sem acompanhamento musical, desde que não sejam contrariadas a "ordem e a tranqüilidade pública".

O texto prevê que nenhum edifício de uso religioso poderá ser demolido, ocupado ou penhorado, observada a função social da propriedade.

Capelães
Ao disciplinar a assistência religiosa no âmbito das Forças Armadas, o projeto garante que cada credo constituirá organização própria com a finalidade de dirigir, coordenar e supervisionar essa assistência aos seus fiéis.

Para isso, deverá ser assegurada igualdade de condições, honras e tratamento a todos os credos.

Ensino
Quanto ao ensino religioso, em vez de proibir a discriminação de qualquer credo na aplicação dessa disciplina nas escolas públicas (como aconteceu no caso do acordo com o Vaticano), o projeto proíbe o proselitismo, que é a atividade de catequizar uma pessoa.

Código Penal
O projeto estabelece também que a violação à liberdade de crença e à proteção dos locais de culto e suas liturgias sujeita o infrator a sanções do Código Penal, além da responsabilização civil pelos danos provocados.

Íntegra da proposta: PL 5598/2009

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - João Pitella Junior
Fonte: Agência Câmara

Marcha para Jesus...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Marcha para Jesus. A comemoração ocorrerá sempre no primeiro sábado contados 60 dias após o domingo de Páscoa.

O evento teve origem em Londres e ocorre em diversos países. A organização cabe a igrejas evangélicas, mas a intenção é atrair diversas denominações religiosas, como objetivo de promover a manifestação pública da fé cristã. O projeto de lei foi apresentado pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

As congregações de Rondônia e o sr. Malafaia

Por: Rev. Digão

Estou, há cerca de 4 dias, em Seringueiras, interiorzão de Rondônia, onde a igreja que pastoreio (Igreja Presbiteriana Independente de Rolim de Moura, RO) possui três congregações. É uma cidade que parece ter saído de dentro daqueles filmes do Cinema Novo. Não que eu seja fã de Gláuber Rocha (acho esses cabecismos uma chateação só), mas aqui é muito interessante. Para começar, a rodovia (BR, federal) que chega à cidade não é asfaltada. A cidade, por si, tem apenas cerca de 8 km asfaltados. É um lugar com cerca de 17 mil habitantes, com a maioria das casas feitas de madeira – até a Câmara Municipal é assim.

No sábado, fui pregar em uma congregação rural (também toda feita de madeira), e no domingo de manhã, preguei em outra rural (idem). À noite prego na congregação na cidade (adivinhem o material com a qual ela foi construída!). Hoje, na manhã, ao pregar na congregação rural, pude observar uma vaca pastando ao longe. Mas vi também gente simples, humilde, alguns com grandes dificuldades de leitura. Fui fazer uma piadinha sobre ascensoristas e tive que explicar, antes, como funcionam os prédios comerciais com elevadores! Mas essa gente simples, humilde e de parcos estudos era uma gente cheia de Deus. Em resumo, era a Sua igreja.

No momento em que pregava, lembrei-me do sr. Malafaia, falastrão como sempre. O sujeito, que já até foi admirado por sua biblicidade, vendeu sua alma ao sistema; vendeu seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas; vendeu seu ministério por dinheiro. O sr. Malafaia (recuso-me a chamar esse sr. de “pastor”, porque gente como ele não se sujeitaria a ir aos interior do Brasil pregar a simples e poderosa Palavra de Deus sem esperar uma oferta gorda em troca), em seu triste programa matinal de sábado, ao dizer que traria de novo a “palavra patética profética” do Morris Cerullo, grande colecionador de processos na Justiça estadunidense, falou, em tom sarcástico e irônico, que não estava dando a mínima aos críticos, e que ele continuaria a pregar sua mensagem (que não é o Evangelho do Crucificado), uma vez que os críticos não fazem e nem constroem nada.

Na hora em que ele disse isso, lembrei-me dos profetas. Todos foram críticos. Todos foram ostracizados. Todos foram abandonados. Morreram pobres. Alguns, como Isaías, morreram serrados ao meio. Jesus também foi um grande crítico do sistema religioso de Sua época, sistema religioso esse que tem, como seu grande representante no Brasil, o sr. Malafaia.

Só que, segundo nos diz Hebreus 11, foram esses críticos, e não gente como o sr. Malafaia, que são os heróis da fé, gente que o mundo não é digno deles (Hb 11.37, 38). São esses críticos que honram ao Senhor. São pessoas simples, humildes e iletradas que querem andar com Deus a despeito das circunstâncias, e não um gringo estadunidense decadente que quer arrancar dinheiro de gente desavisada, com anuência de seu representante comercial brasileiro, que fica-lhe bajulando como “profeta”. Bom, ja que Cerullo é “profeta” (de Baal, certamente), quero, para finalizar, deixar uma palavra para ele e para o sr. Malafaia: Coisa espantosa e horrenda tem-se feito na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam por intermédio deles; e o meu povo assim o deseja. Mas que fareis no fim disso? (Jr 5.30, 31).

Autor: Rev. Digão
Fonte: [
Blog do autor ]